LÍNGUA PORTUGUESA
LINGUAGEM ORAL
1- Narra histórias conhecidas e relatos de acontecimentos com seqüências e autonomia. (sim) (não)
2- Observa a importância da entonação de voz, clareza, expressão, olhar, presença do outro interlocutor. (sim) (não)
3- Utiliza linguagem para expressar sentimentos e idéias. (sim) (não)
4- Respeita os diferentes modos de falar do outro. (sim) (não)
5- Utiliza a linguagem oral com eficácia, adequando-as às situações e intenções. (sim) (não)
PRÁTICA DE LEITURA
6- Lê com entonação e pontuação adequada diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo. (sim) (não)
7- Percebe os diversos pontos de vista trazidos pelos textos. (sim) (não)
8- Utiliza procedimentos para compreensão do texto, como antecipação, inferência e verificação. (sim) (não)
9- Utiliza a leitura para os diferentes objetivos, como ler para estudar, revisar e escrever. (sim) (não)
PRÁTICA DA ESCRITA
10- Produz textos, considerando características do gênero, com recursos básicos. (sim) (não)
11- Pontua convenientemente os textos criados. (sim) (não)
12- Escreve textos considerando o leitor. (sim) (não)
13- Revisa os próprios textos para aprimorá-los. (sim) (não)
14- Divide as palavras em sílabas ao copiar ou produzir textos. (sim) (não)
HISTÓRIA
15- Reconhece laços de identidade e/ou diferenças entre indivíduos e as classes, numa dimensão histórica. (sim) (não)
16- Reconhece
semelhanças, diferenças, mudanças e permanências no modo de vida de
algumas populações, de outras épocas e lugares. (sim) (não)
GEOGRAFIA
PAISAGENS URBANAS E RURAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E RELAÇOES
17- Estabelecer relações entre as ações da sociedade e suas conseqüências para o ambiente. (sim) (não)
18- Representa e interpreta informações sobre diferentes paisagens, utilizando mapas. (sim) (não)
19- Observa, descreve, explica, compara e representa paisagens urbanas e rurais. (sim) (não)
MATEMÁTICA
NÚMEROS E OPERAÇÕES
20- Compreende o S.N.D, registrando, lendo e representando esses números no quadro de valor posicional. (sim) (não)
21- Compreende o significado de fração/número decimal. (sim) (não)
22- Lê, representa frações através de desenho e numericamente. (sim) (não)
23- Relaciona frações com denominador 10 e 100 a números decimais. (sim) (não)
24- Identifica a parte decimal e a parte inteira de um número decimal. (sim) (não)
25- Constrói, lê e interpreta gráficos de barra ou de coluna. (sim) (não)
26- Efetua adição e subtração de frações de mesmo denominador. (sim) (não)
27- Compreende o significado de porcentagem. (sim) (não)
28- Associa a adição à idéia de juntar e de acrescentar uma quantidade a outra. Efetua adições. (sim) (não)
29- Associa
a subtração à idéia de retirar uma quantidade de outra; completar uma
quantidade até obter outra e comparar duas quantidades. Efetua
subtrações. (sim) (não)
30- Associa a multiplicação à idéia de adição de parcelas iguais. Efetua multiplicações. (sim) (não)
31- Associa a divisão à idéia de repartir uma quantidade em partes iguais e a idéia de medida. Efetua a divisão. (sim) (não)
32- Compreende
o enunciado de um problema, identificando os dados essenciais para a
resolução de problemas numéricos e de medidas. (sim) (não)
33- Resolve problemas utilizando técnicas operatórias. (sim) (não)
ESPAÇO E FORMA
34- Identifica quadrado, retângulo, triangulo, paralelogramo, cubo, pirâmide, circulo e esfera. (sim) (não)
35- Classifica polígonos em quadriláteros e triângulos. (sim) (não)
36- Reconhece lados e ângulos no quadrado, no triangulo, no retângulo e no paralelogramo. (sim) (não)
37- Conta lados, vértices e arestas de sólidos geométricos. (sim) (não)
38- Representa, no plano, figuras geométricas. (sim) (não)
39- Compõe e decompõe figuras. (sim) (não)
GRANDEZA E MEDIDAS
40- Compreende que medir é estabelecer uma comparação entre grandezas de mesmo tipo. (sim) (não)
41- Lê horas no relógio de ponteiros. (sim) (não)
42- Relaciona hora/minuto/dia/segundo. (sim) (não)
43- Identifica ano, semestre, bimestre, meses, semanas e dias. (sim) (não)
44- Interpreta e utiliza calendário anual. (sim) (não)
45- Identifica o metro como padrão de comprimento. (sim) (não)
46- Reconhece o metro, o centímetro e a relação entre eles. (sim) (não)
47- Compreende a necessidade de utilizar uma unidade padronizada para medir comprimentos. (sim) (não)
48- Compreende como medir uma superfície (área). (sim) (não)
49- Sabe usar a régua e a fita métrica para medir. (sim) (não)
CIÊNCIAS
AMBIENTE
50- Estabelece relações entre características e comportamento dos seres vivos. (sim) (não)
51- Identifica a existência de ciclos e fluxos na natureza. (sim) (não)
52- Relaciona solo, água e seres vivos nos fenômenos de erosão. (sim) (não)
53- Identifica cadeia alimentar. (sim) (não)
SER HUMANO E SAÚDE
54-Identifica e localiza órgãos do corpo humano e suas funções. (sim) (não)
55-Identifica como o saneamento básico se estrutura na sua região. (sim) (não)
56-Vê o corpo humano como um todo (saúde X bem estar físico, social e psíquico). (sim) (não)
57- Respeita as diferenças na relação com as pessoas. (sim) (não)
58- Sabe o que são doenças sexualmente transmissíveis/AIDS e suas formas de prevenção. (sim) (não)
59- Conhece os recursos de saúde disponíveis e necessários para a saúde da comunidade. (sim) (não)
60- Caracteriza o aparelho reprodutor e as mudanças ocorridas nas diferentes fases de desenvolvimento. (sim) (não)
RECURSOS TECNOLÓGICOS
61- Nomeia transformações realizadas por máquinas e equipamentos. (sim) (não)
62- Organiza registro de dados, tabelas, desenhos ou maquetes. (sim) (não)
63- Busca informações por meio de observações, experiências, trabalhando em grupos. (sim) (não)
EDUCAÇÃO FÍSICA
CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO
64- Valoriza manifestações da cultura. (sim) (não)
65- Estabelece relações entre a prática de atividades com o corpo e a saúde. (sim) (não)
ESPORTES, JOGOS, LUTAS E GINÁSTICAS
66- Enfrenta desafios colocados em situações de jogos e competições. (sim) (não)
67- Respeita as regras e age com cooperação. (sim) (não)
ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
68- Acompanha, com coordenação, as atividades rítmicas e de expressão com as diferentes partes do corpo. (sim) (não)
ARTES VISUAIS
69- Cria formas artísticas demonstrando algum tipo de capacidade ou habilidade. (sim) (não)
70- Estabelece relações com trabalho de arte produzido por si ou outra pessoa sem discriminar. (sim) (não)
71- Identifica alguns elementos da linguagem visual sem que se encontre em múltiplas realidades. (sim) (não)
72- Reconhece e aprecia trabalhos e objetos de arte, por meio das emoções, reflexões e conhecimentos. (sim) (não)
73- Valoriza fontes de documentação, preservação e acervo da produção artística. (sim) (não)
DANÇA
74- Compreende a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem o seu movimento. (sim) (não)
75- Demonstra interesse pela dança como atividade coletiva. (sim) (não)
76- Compreende e aprecia as diversas danças como manifestações culturais. (sim) (não)
MÚSICA
77- Interpreta, improvisa e compõe demonstrando capacidade ou habilidade. (sim) (não)
78- Reconhece e aprecia seus trabalhos musicais, de colegas ou de músicos, pela reflexão, emoção e conhecimento. (sim) (não)
79- Compreende a música como produto cultural histórico em evolução. (sim) (não)
80- Reconhece e valoriza seu desenvolvimento em música, ampliando seu conhecimento cultural e histórico. (sim) (não)
TEATRO
81- Compreende e está habilitado para se expressar na linguagem dramática. (sim) (não)
82- Compreende o Teatro como ação coletiva. (sim) (não)
83- Compreende e aprecia as diversas formas de Teatro produzidas na cultura. (sim) (não)
ÉTICA
84- Recebe e respeita diferentes pontos de vista na situação de convívio. (sim) (não)
85- Usa o diálogo como instrumento na busca de solução de problemas. (sim) (não)
86- Busca justiça diante de situações de conflito. (sim) (não)
87- Demonstra atitudes de solidariedade. (sim) (não)
88- Conhece e respeita as normas da Escola. (sim) (não)
89- Participa de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração. (sim) (não)
90- Reconhece diferentes formas de discriminação e injustiça. (sim) (não)
OUTRAS OBSERVAÇÕES:
Nenhum comentário:
Postar um comentário